quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O que é renovar a mente?


Imaginem uma jarra de água suja, barrenta, escura e totalmente imprópria para o consumo. Imaginaram? Agora você tem a seguinte tarefa: você tem que substituir a água da jarra. Mas não pode jogar fora a água que está lá dentro. Você também tem uma mangueira que lhe fornece uma fonte de água limpa que deve ser usada para substituir a água suja da jarra. O que fazer? Jogar água limpa dentro da jarra, que vai misturar agua suja com água limpa até que, depois de algum tempo, você terá a jarra contendo apenas água limpa. Ou quase. No início, a água limpa vai se misturar com a suja e quase não vai fazer diferença. Com o passar do tempo, água limpa e água suja vão transbordar jogando para fora da jarra a água limpa junto com água suja. Mas, como você está jogando SÓ água limpa lá dentro, inevitavelmente terá, depois de ter jogado dentro da jarra água limpa suficiente, a jarra cheia de água límpida e cristalina. Pode ficar algum resquício de sujeira, mas será praticamente imperceptível.
A jarra é o nosso cérebro, a água suja que temos lá dentro é a cultura do mundo e a fonte de água limpa, a mangueira que jorra água límpida e cristalina… isso mesmo! É a Palavra de Deus.
O nosso cérebro é abastecido diariamente com uma quantidade absurda de informações que são percebidas através dos nossos cinco sentidos: tato, visão, audição, paladar e olfato. A grande maioria de nós, em função da vida agitada que levamos, não “filtra” as informações que estão sendo armazenadas lá no nosso cérebro. Fazemos as coisas por hábito, costume, por imitação ou porque “todo mundo faz assim”, sem nos darmos conta de que aquelas informações vão determinar o que vamos pensar, que vão determinar as nossas ações que vão determinar os nossos resultados.
Quer descobrir como obter os mesmos resultados que uma determinada pessoa obtém? Descubra como essa pessoa PENSA. Isso faz toda a diferença. As ações são o resultado dos pensamentos. Por isso Paulo diz, em Efésios 4:22-24:
“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais donovo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário